quinta-feira, 9 de junho de 2011

Plástico !

O plástico ocupa 25% da sua lixeira

Reutilizando pouco mais da metade do PET que produz, o Brasil já ocupa a segunda colocação mundial na reciclagem do resíduo, ficando atrás somente do Japão.
Quando vai a festas de aniversário de amigos ou colegas e depara com montanhas de copos, pratinhos, papéis de docinhos, garrafas PET e itens de decoração descartados no lixo.E, de fato, é necessário aumentar a conscientização para o encaminhamento correto do resíduo - estima-se que o tempo para sua decomposição varie entre cem e 400 anos.
Em 2009, pouco mais de 21% dos plásticos rígidos produzidos no Brasil foram reciclados - 556 mil toneladas. Já entre as embalagens PET, o índice chega a 55,6%, ou 262 mil toneladas, conforme dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). O país é o segundo colocado em reciclagem de PET no mundo, atrás apenas do Japão. E isso retorna ao consumidor transformado em cabides, vassouras, sacos de lixo, calçados, camisetas e até em paradas de ônibus. A nova forma de aproveitar as sacolinhas, a madeira de plástico, pode ser utilizada também para construir abrigos, floreiras e lixeiras.
E há ainda muito desse material para ser reciclado por aí. Segundo informações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), em torno de 25% do lixo seco descartado na cidade é composto de plásticos. Do total de um quilo de lixo produzido por pessoa ao dia, cem gramas são constituídas de plástico. Isso dá um total de cerca de três quilos ao mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário